sábado, 9 de fevereiro de 2008

A web é a nova ágora

Na Grécia antiga, todas as cidades tinham uma grande praça tida como "especial” chamada ágora. Lá eram discutidos vários assuntos de interesse público, cara-a-cara com os governantes. Tais assembléias públicas marcaram o início da aproximação dos pontos opostos das escaladas hierárquicas, fazendo com que reis e trabalhadores participassem de uma mesma discussão.

Doutrinas democráticas a parte, mas as ágoras foram importantes na implantação do sistema político popular. Com o tempo, com as reformas, com as novas idéias e todas transformações, o conceito foi mudando, sumindo, até (retrocedermos) chegarmos ao ponto que estamos, onde a democracia é mais título que prática.

Entretanto, a popularização da internet tem trazido à tona a possibilidade de avanços políticos.

Na era da tal Sociedade de Informação, temos acesso a um espaço onde a autonomia e liberdade de expressão impera, trazendo assim, ares democráticos ao espaço virtual.

A questão é polêmica, já que a censura ainda sim existe na web (vide caso dos zapatistas, que mantêm comunicação com o resto do mundo via internet e ainda assim tem problemas com o governo. Claro, tem também o caso dos chineses, que navegam com as autoridades respirando quente na nuca, de olho no que os cidadãos acessam). Entretanto, a internet é um mar de alternativas, proxy's e de inúmeros outros "jeitinhos".

Com as eleições presidenciais dos Estados Unidos, o clima da ágora volta a surgir, dessa vez, virtualmente. Com os candidatos investindo pesado suas campanhas na web, a distância política novamente diminui. Oito pré-candidatos à presidência estão desenvolvendo trabalhos a partir do Twitter, e os demais também têm trabalhado com outras ferramentas como redes sociais, vídeos e fotos online.

Todos os canais trabalhados dão ao internauta (eleitor ou não) a possibilidade de interação. Comentários, updates em suas páginas pessoais, Twittadas e diversas outras reações estão sendo intimamente observadas pelos políticos. Em alguns casos os candidatos mantêm contato com o visitante de sua página e se comunica diretamente com ele, assim como era feito na época das ágoras.

Um post publicado no Twitter Brasil aborda bem o relacionamento do Twitter com as eleições atuais.

----------------
Now playing: Terminal Guadalupe - El pueblo no se vá
via FoxyTunes

Nenhum comentário: