terça-feira, 20 de novembro de 2007

Agora com 21 anos. Maioridade civil já é coisa do passado

Pois é, hoje, 21 de novembro completo 21 anos (lindos números, não?). Aí, estava eu pensando: e agora, o que muda?

Todo mundo vem cheio das brincadeiras de que "ah, agora você é realmente maior de idade" e seus devidos blablablas. "Mas não foi outro dia mesmo que mudaram o Código Civil e baixaram a maioridade para 18 anos, em definitivo?", penso eu.

Com minha insegurança de leiga, corri para o Gtalk e fui consultar meu grande amigo advogado, João Paulo Vergueiro. Eu perguntei o que mudará na minha vida, legalmente falando, a partir de agora. Ele, bem direto, respondeu "nada". Pois é, maioridade civil é coisa que se adquiri aos 18 anos, e não aos 21, como alguns pensam.


"Até 2002 tinha alguma diferença, mas com o novo Código Civil, não muda mais nada", afirmou o JP.

Longe de pensar em cometer qualquer loucura (é, não mato nem barata!), perguntei se realmente não rolava nenhum benefício penal, já que a gente vê tanta insanidade criminal nos jornais. "Não, na verdade a única coisa que acontece é o jovem poder ficar na FEBEM até os 21 anos, se o juiz autorizar; caso contrário ele vai para a cadeia aos 18, mas fora isso é tudo igual", respondeu Vergueiro.

Legislações à parte, 21 anos aí. Mais tarde vou fazer a listinha de "realizações" para esse ano, hehehe. (Mentira, coisa brega, não tenho paciência para isso).


Ok, e como aniversário é a melhor ocasião para mendigarmos lembrancinhas, aqui vai a minha parte. O meu pedido de niver está no post feito no mês passado, Ataque de consumismo virtual. Deixa de miséria e faz o pedido lá e manda entregar aqui. :)

----------------
Now playing: Arnaldo Antunes - Pouco
via FoxyTunes

6 comentários:

Michael Euler disse...

feliz aniversario lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaa... rs isso é meio q papo de gente velha rsrs minha vo sempre fala essas coisas rs "depois q vc fazer 21 vc vai ter q criar responsabilidade menino" rsrsrs

Sincero disse...

Tu foi lá no BlogCamp e nem convidou a gente pro seu niver, né? :(

Pior... Nem disse onde é que seria a festa!!! :'(

Brincadeirinha, linda!!! :P

Adorei ter te conhecido... Só foi uma pena ter sido tudo tão rápido e você ter ido embora sem dar "tchauzinho" pra gente!!! (U)


Mas no mais... é só a gente marcar uma desconferência de vez em quando com o pessoal.


Se tu animar... é só me chamar!!!


Depois tu me passa seu Talk e Messenger para que a gente possa conversar melhor depois...



[]'s

Anônimo disse...

Parabéns com atraso. Aproveite bem a maioridade, cuidado para não se meter em encrenca :-)

diovvani mendonça disse...

Parabéns, pelo espaço e pelos 21.
grato, pela visita ao "Poeminhas..."

~^ ~Abraço~^ ~

Esparroman disse...

Parabéns atrasado, fia. E como disse o jobson, não vá fazer besteira!

Anônimo disse...

Você com menos 2 anos q 20, pela lei, você atingiu a capacidade total nos termos civis e legais, mas de resto, continuou sendo um adolescente/jovem adulto, a adolescência acaba mesmo em termos biológicos e psicológicos aos 21 anos. E depois, legislações são legislações, uma pessoa não muda completamente de personalidade, de perfil, de cabeça em 24 horas, pq com 17 anos e 11 meses você tinha, em termos práticos, as mesmas capacidades que viria a ter dai a uns 2 ou 3 meses e a mesma consciência também, você apenas legalmente não podia fazer determinadas coisas, isso pela lei mudou, mas as capacidades, o ser muito jovem, adolescente, muito novo pra muita coisa, inexperiente da vida e inocente, isso não mudou completamente em 24 horas ou em 1 mês ou 2 pelo "seu" calendário, você há 3 anos passou a ser considerado absolutamente capaz e responsável pelo côdigo cívil e legal, mas você não mudou completamente em 1 mês ou 2, muito menos em 24 horas, você tanto com 18 como com 17, continuava sendo o mesmo moleque em termos físicos e psicológicos, moleque muito crescido, mas moleque, agora tá mais adulto, poxa, 21 anos tá muito na flor da idade, há 3 anos atrás ainda não era completamente adulto, era um adolescente-jovem adulto, a fase entre os 16 e os 20 anos. Agora, há muitas coisas q uma pessoa faz com 23, 24, 25 q não faz com 18 ou 19, e coisas q uma pessoa faz com 18 não faz com 24. E depois, tem departamentos em que os quesitos mínimos são de 21 anos, derivada a falta de maturidade física e/ou psicológica. Por exemplo, com menos de 20 ou 21 anos vc não faz maratona, você com menos de 21 não pode tomar ananbolizantes, basicamente você não é totalmente maduro abaixo dos 21. Com essa idade, você tá começando mesmo a idade adulta, pois com menos q isso não se é adulto completo. Claro q 18 já é bem diferente de 14 ou 15, 17 tmb é mto diferente de 13, 14, e aos 14, 15 vc já tava um jovem garotão. E se a gente com 15 já não é criança, com 18 ou 19 nem se fala, mas dos 14 aos 20 a gente é adolescente. A partir dos 15-16 podemos considerar adolescente-jovem adulto. Até 12/13 a gente é criança, a partir dai é pré-adolescente e tá na puberdade. Agora, na sua idade é q a gente se completa como adulto, ai é q começa a idade adulta, mas continua sendo jovem por mais anos, só q jovem adulto, e até sua idade a gente cresce.